Por Gabriel Duarte
No último mês, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou o UFJF App, um aplicativo para facilitar o acesso de seus estudantes aos serviços oferecidos pela instituição. Esse é o segundo aplicativo lançado pela Universidade em menos de um ano, que em outubro de 2017, projetou o Eis a Questão.
O UFJF App é fruto de uma parceria entre a Diretoria de Imagem Institucional da UFJF e
o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO). Através dele, os estudantes podem checar a grade horária, o histórico escolar, o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e até o acervo das bibliotecas. Além disso, ele ainda possibilita o acesso às notas e a solicitação de emissão de documentos de forma imediata, sem a necessidade de se conectar com o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).
Eis a Questão
No último mês de outubro, a UFJF já tinha lançado um outro aplicativo: o Eis a Questão. Através de um game de perguntas e respostas, ele visa aproximar os jovens da produção científica feita na Universidade, tendo como público-alvo as escolas de ensino básico.
Aos jogadores são apresentadas perguntas relacionadas às pesquisas realizadas na UFJF e três opções de resposta, também apresentando algumas curiosidades sobre a pesquisa e inovação. Além disso, os jogadores têm acesso às suas posições nos rankings, tanto por escola, como em geral.
O aplicativo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e desenvolvido pelo setor de Divulgação Científica da Imagem Institucional. Ele integrou uma série de iniciativas da Universidade para a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do ano passado.
Além de ser um game, o Eis a Questão ainda se desdobra em outros projetos, como o podcast. Por enquanto, os aplicativos estão disponíveis apenas para o sistema Android.
Comments