top of page
Foto do escritorMergulho Diário

Você conhece os aplicativos para celular disponibilizados pela Prefeitura de Juiz de Fora?

Por Madalena Costa

Imagem: freepik

Não há como negar que os aplicativos para celulares estão cada vez mais presentes na vida todos. Existem aplicativos para reconhecer uma música, para estudar idiomas, monitorar seu cachorro ou gato, controlar suas despesas, entre outros. Mas e quando a própria cidade cria aplicativos para ajudar seus cidadãos a se relacionarem melhor com o município e trazer facilidades na área de transporte, saúde e lixo?

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vem desde 2014 oferecendo aplicativos para auxiliar nas rotinas de seus habitantes. O primeiro lançado, e mais conhecido, é o Citta Mobi, em que é possível acompanhar os horários dos ônibus e não perder tempo esperando no ponto. Os veículos são acompanhados por um GPS em tempo real e o aplicativo conta com um mapa da cidade e pontos catalogados. O juiz-forano pode salvar como favorito uma linha de ônibus específica e diversos pontos da cidade, o que torna mais fácil saber qual veículo está mais próximo no momento. Além disso, é possível saber se o ônibus é adaptado ou não.

A última versão do aplicativo acrescentou o chamado “talk back”, para pessoas com deficiência visual também poderem utilizá-lo, uma vez que essa ferramenta produz um áudio com os horários e ônibus próximos. Há quatro anos, o CittaMobi vem fazendo a diferença na vida da população, como é o caso da pedagoga Benita Ferreira (64), que mora em um bairro afastado da região central e só pode utilizar uma linha de ônibus, disponível no intervalo de 1 em 1 hora. Segundo Benita, o aplicativo permite que ela não fique aguardando o ônibus no ponto e, com esse tempo, ela consiga realizar outras tarefas.


Além do CittaMobi, a PJF tem mais 3 aplicativos com funções eficientes, mas que são poucos explorados. Vamos conhecê-los?


Colab

Incluído pela PJF em 2015, o Colab é uma rede social que permite aos cidadãos fiscalizar, avaliar a qualidade de serviços e instituições públicas e propor melhorias em tempo real para a própria prefeitura. O aplicativo potencializa os canais diretos com o cidadão, uma vez que ele pode indicar problemas e irregularidades e debater soluções e projetos para melhoraria do município. Quem quiser ter acesso, só precisa baixar a ferramenta ou utilizar pelo computador por meio do site e criar um login pelo facebook, e-mail ou CPF.


Descarte. me

Lançado em 2016, o Descarte. me abrange informações sobre a coleta de lixo urbano, ajudando o cidadão a gerenciar seu descarte de lixo. A ferramenta também informa quando o caminhão de lixo está se aproximando e as rotas que ele percorre. Além de facilitar a programação do cidadão para colocar o lixo na rua, o aplicativo ajuda a diminuir o tempo de exposição do lixo nas vias públicas, evitando assim contaminações, ações de animais e da chuva, que podem espalhar sujeira.


Cuco

O Cuco, último aplicativo disponibilizado pela PJF, em 2017, auxilia a população em diversos tratamentos médicos. A ferramenta permite que o paciente acompanhe seu histórico de saúde de forma integral, lembra o usuário a hora certa de ingerir seu remédio, informa conteúdos sobre saúde, de acordo com as doenças pré-existentes dos usuários, assim como seus respectivos tratamentos. O aplicativo pode até mesmo avisar familiares e amigos cadastrados quando o paciente esquecer-se de tomar sua medicação.

Veja como ele funciona:


Fonte: Prefeitura de Juiz de Fora

É importante ressaltar que todos os aplicativos citados estão disponíveis de forma gratuita e é possível encontrar tutoriais de como manuseá-los na internet. Está esperando o quê?


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page