top of page

Começa hoje o

Pint Of Science em JF

A partir das 19h30, tem início em 56 cidades brasileiras o festival científico que acontece em 21 países. Temas como terrorismo e religião, questões de gênero, gosto musical, e fake news serão abordados de forma clara e simples por pesquisadores nas mesas de bares de Juiz de Fora. 

      Por: Bárbara Braga

      E quem falou que ciência e cerveja não combinam? Começa hoje, às 19h30, o festival internacional Pint of Science, que desmistifica essa premissa e pela primeira vez será realizado em Juiz de Fora. Até a próxima quarta-feira, 16, três bares da cidade vão se tornar palco para debates científicos, porém, nada de focar em termos técnicos complicados.

      O evento foi criado para reunir cientistas e pesquisadores em um bate-papo descontraído, em torno de uma mesa de bar com quem, habitualmente, não frequenta as universidades e laboratórios de pesquisas. O festival este ano acontece simultaneamente em 21 países, e no Brasil será sediado em 56 cidades. Ouça um pouco mais sobre a história do Pint of Science.

      O coordenador do Pint of Science na cidade, Lucas Mascarenhas de Miranda, ressalta que, no caso de Juiz de Fora, “há muitas pesquisas produzidas aqui que são relevantes no cenário nacional e internacional, e é importante que a população local saiba disso, até mesmo para que ela perceba a importância de se fazer ciência e de que o governo invista mais dinheiro em pesquisas.”

      Ele afirma ainda que, embora não tenham percebido, os juiz-foranos já têm um hábito de discutirem sobre ciência nos bares: “Juiz de Fora recebe muitos universitários de outros municípios, esse conhecimento chega aqui e se espalha para outras cidades a todo momento, há um fluxo de informação científica muito grande, e nos bares essa troca é muito intensa porque os alunos estão sempre conversando sobre seus aprendizados, sobre o que viram em aula, sobre os textos que leem e escrevem.”

      Na noite de abertura, os temas a serem debatidos são Fake News, com os pesquisadores Paulo Roberto Leal e Fábio Fortes, no Brauhaus Zeppelin. Já a Arteria irá receber Telmo Ronzani e Leonardo Martins para um diálogo multidisciplinar sobre drogas. E No Garganta - Culture Pub, Daniela Arbex e Rita de Cássia Almeida discutem sobre a loucura na sociedade. Os bate-papos acontecem simultaneamente nos três estabelecimentos, de 19h30 às 21h.

Confira a programação do Pint of Science Juiz de Fora

A ciência descomplicada

      A gerente do Brauhaus, Renata de Souza, conta que ao sediar o festival científico, os estabelecimentos também contam com outros pontos positivos: “não é só pela freguesia, até porque a entrada é gratuita e não vamos cobrar taxa de consumação mínima. Mas sim pelo fato de que nosso público vai poder conhecer melhor sobre temas importantíssimos, que são deixados de lado porque são complicados demais de entender, e que no festival serão facilitados e exemplificados, para que todos possam ver como estão presentes no nosso dia-a-dia, por exemplo, as Fake News, células-tronco, questões de gênero, etc.”

     A Arteria, desde o  ano passado, tem realizado o Ciência ao Bar, evento com o mesmo intuito do Pint. Como explica seu representante, Tales de Carvalho, "participar do Pint of Science foi um caminho natural. É muito satisfatório fazer parte desse circuito mundial, abrimos as portas para a ciência e o público, e em troca temos o retorno da consumação e da divulgação da casa para pessoas novas."

       Ele afirma também que poder contribuir para a divulgação científica é o que mais motiva os bares a sediarem o Pint e eventos semelhantes. "Quando surgiu a proposta de trazer o Ciência ao Bar para cá, ficamos entusiasmados e topamos na hora, pois a ideia é boa e necessária para sociedade, trazendo o conhecimento cientifico para um lugar mais descontraído e de fácil acesso, tendo a oportunidade ainda de beber ou comer algo gostoso enquanto participa do assunto proposto no dia."

    Segundo o coordenador do festival, Lucas Mascarenhas, foram selecionados bares localizados em áreas variadas da cidade de forma intencional, para que os debates pudessem estar dispersos geograficamente. Veja a localização e os debates que serão sediados por cada um deles:

bottom of page