top of page
Foto do escritorMergulho Diário

UFJF lança desafio tecnológico sobre Biomassa

por Bárbara Braga


Alunos da graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Colégio João XXIII têm até o próximo dia 28 para se inscreverem no Desafio Biomassa. A iniciativa busca propostas inovadoras e tecnológicas sobre qual destino dar aos materiais gerados pela poda e capina no campus da universidade.



Biomassa gerada na limpeza do campus é tema de novo desafio tecnológico da UFJF. Foto: Bárbara Braga


As três melhores equipes vão ser premiadas com valores de R$ 300 a R$ 1000, e os organizadores enfatizam que serão priorizados os projetos que possam resultar em algum produto ou serviço sustentável que gere patente. O diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Godinho, explica de onde surgiu a ideia para o desafio.


Mas é preciso entender o que é biomassa. De um modo geral, é toda matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, como plantas, madeira e excrementos, que podem ser transformados em combustíveis e energia elétrica. Várias pesquisas têm sido desenvolvidas com biomassa, porque ela é um recurso renovável, e em questões de combustão, emite menos gases poluentes do que os combustíveis fósseis, aqueles que derivam do petróleo e não-renováveis, largamente utilizados hoje.


Para conseguir produtos à base de biomassa são necessárias tecnologias específicas, como a combustão e queima dos materiais para geração de energia, e processos físicos e bioquímicos para obtenção de combustíveis líquidos (etanol e biodiesel) e gasosos (biogás). Confira no gráfico como a biomassa está sendo aproveitada no Brasil, um dos países que mais tem se dedicado ao uso sustentável desse material.


Godinho salienta que a proposta do desafio entra exatamente neste ponto, uma vez que busca estimular os estudantes a pensarem em novos meios para aproveitar a biomassa, seja como energia, combustível ou um novo produto.



Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, no ano de 2016, foram recolhidas mais de 278 toneladas de resíduos em Juiz de Fora, e desse total 104,7 t eram resíduos de limpeza urbana. Com o Desafio Biomassa, a UFJF irá desenvolver mais pesquisas sobre o tema e, consequentemente, a biomassa juiz-forana poderá ser melhor aproveitada, sustentável e economicamente.




Para participarem do Desafio Biomassa, os alunos devem se organizar em equipes de dois a quatro integrantes, e selecionar um professor da UFJF ou do Colégio João XXIII para orientá-los no desenvolvimento do projeto. Entretanto, um docente só poderá participar do desafio como orientador de, no máximo, dois projetos.


Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição, pois, além dos formulários, é preciso enviar um vídeo de 2 a 3 minutos de duração, que explique a proposta pensada pelo grupo. Toda a documentação necessária para participar do Desafio Biomassa está listada no edital.



19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page