por Ariadne Bedim
Em algumas escolas, as crianças aprendem a projetar os próprios jogos e aplicativos. Mas projetar o futuro também está nos planos. Para isso, é necessário investimento em tecnologias. Juiz de Fora tem se destacado pela crescente quantidade de fábricas de softwares, com projetos e iniciativas que incentivam os jovens. E já começam a surgir escolas, onde as crianças aprendem programação e robótica desde os 7 anos.
A escola Ctrl+Play, que já se instalou em Juiz de Fora, é uma delas.
Fotos da escola Ctrl+Play em Juiz de Fora.
Créditos: Ariadne Bedim
Anderson Vieira, professor universitário com formação em tecnologia e diretor da Ctrl+Play de Juiz de Fora, explica que a escola não está trazendo para a cidade um formato que prepara os filhos para serem programadores, mas sim a desenvolverem uma série de habilidades, como a matemática, a comunicação em equipe, o conceito de eletrônica e a programação de objetos. O diretor comenta sobre a influência da tecnologia como um instrumento positivo na formação e educação das crianças. Sendo assim, elas deixam de ser passivas da tecnologia, não mais reproduzem ou baixam conteúdos, mas tornam-se ativas, produzindo e criando sua própria história e projeto.
https://soundcloud.com/arabella2-1/anderson-vieira
Questionado sobre as dificuldades de ensinar algo que envolve números e comandos para crianças, o diretor afirma que a metodologia é aplicada de forma lúdica. O aluno consegue executar programações através de brincadeiras. Cada aula contabiliza duas horas. As crianças aprendem programação, depois a aplicação dos conteúdos em inglês e, por fim, o desenvolvimento dos projetos.
O professor da Ctrl+Play, Rodrigo Martins, já teve experiências em outras escolas de programação para crianças, porém, elas carregavam características em comum: falta de material e estrutura, somado ao conteúdo limitado. Para Rodrigo, a metodologia utilizada na escola é a ideal, tendo em vista todos os avanços tecnológicos.
No vídeo abaixo, o professor mostra como é feita a construção de um jogo ensinado em sala de aula, através dos comandos de software.
A chegada da tecnologia em sala de aula traz novos desafios para as crianças, pais e professores. O intuito é tentar formar crianças e jovens capazes de acompanhar as mudanças do mundo e promovê-las. Mas o que o futuro nos reserva?
Comments