top of page
Foto do escritorMergulho Diário

Saúde animal:como os fogos de artifício afetam seu bichinho


Fonte: Arquivo Pessoal

por Tatiane Carvalho A saúde animal está sendo cada vez mais discutida, o que resulta numa busca constante em dar maior conforto para o pet, dentro e fora de casa. Já não é novidade que durante as tradicionais queima fogos de artifício, que são as estrelas de muitas festas, os bichinhos se assustam ou se machucam. Os casos de acidentes vão desde quedas a atropelamentos, resultando até em fugas. Os problemas são variados e vão além do som incômodo, os animais podem sofrer de diversas maneiras, como explica a veterinária Daniele Milione: “Tem efeitos psicológicos e para corrigi-los, muitas vezes, só um profissional treinado nesta área. E não é um serviço muito acessível financeiramente, levando em conta que serão necessárias várias sessões para tratamento.” Ainda vale lembrar que os animais que vivem em abrigos são os que mais sofrem com os barulhos e os acidentes durante uma queima de fogos, por conta disso, muitos acabam encontrando dificuldades para encontrar um novo lar. “Com certeza, o animal na adoção futura terá muitos transtornos de comportamento, que muitas vezes fazem o adotante devolvê-lo”, conta Daniele.

Fonte: Arquivo Pessoal

Segundo o artigo 32 da Lei Federal de nº 9.605, que trata dos Crimes Ambientais, praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, que pode ser aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal. Como sabemos, a punição demora a acontecer e acaba por ser branda, frente à crueldade do que é praticado. Para os donos que ficam preocupados com seus mascotes, a prevenção a possíveis acidentes com os animais é essencial, já que muitas cidades do Brasil ainda não contam com lei específica para interromper a queima de fogos. Em Juiz de Fora, a Lei nº13.235, aprovada há pouco mais de dois anos, proíbe a queima de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que podem produzir danos à saúde e à vida. O vereador José Márcio Lopes, do Partido Verde, conta um pouco sobre os limites quanto à queima de fogos de artifício na cidade. Na última virada do ano, diversas cidades brasileiras criaram leis que silenciavam as tradicionais queimas de fogos. O motivo foi proteger a saúde dos bichinhos, que sofrem bastante com o barulho durante esta época do ano.

Fonte: anda.jor

Fique atento! É muito fácil notar quando seu animal de estimação não está bem, principalmente quando sabemos que eles possuem uma audição quatro vezes mais potente que a nossa.

Fonte: Arquivo Pessoal

Portanto, ao menor sinal de barulho, preste atenção se o seu mascote está tremendo, roendo ou atacando objetos sem motivo algum, ou até mesmo se escondendo. Estes são sinais claros de que ele está com medo. Os veterinários recomendam que a primeira atitude do dono seja se aproximar do animal e tentar acalmá-lo, com um leve carinho e voz suave.



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page