por Pedro Augusto Figueiredo
O Boston Celtics passou por cima do Cleveland Cavaliers no primeiro jogo da final da Conferência Leste da NBA e venceu por 108 a 83 em casa, no TD Garden. O que chamou atenção no jogo foi o desempenho muito abaixo do normal de LeBron James: foram apenas 15 pontos marcados na partida.
Não é que o astro esteja em má fase: até o jogo de ontem, contra o Celtics, LeBron tinha uma média de 34.2 pontos por jogo, sua melhor marca desde a temporada 2009, quando anotou 35.3 pontos por partida. Confira os melhores momentos do jogo:
De acordo com as estatísticas da NBA, Lebron tentou 16 arremessos e acertou apenas 5, nenhum deles de três pontos. Além disso, ele foi o responsável por 7 turnovers (quando o jogador perde a bola ou o tempo estoura antes dele arremessar). É verdade que o número de rebotes e de assistências permaneceu o mesmo em relação ao que ele vinha desempenhando nos playoffs desta temporada. Confira a comparação:
Para o fã de NBA, Anisio Rodrigues, a estratégia de defesa dos Celtics foi essencial para conter LeBron James. "Os jogadores do Celtics se esforçaram para não deixar ele arremessar livre e nem fazer a transição com tranquilidade. Isso o forçou a passar mais a bola. É isso que mostram as estatísticas: marcado, ele errou muitos arremessos e cedeu muito mais turnovers, mas o número de assistências se manteve bem próximo da sua média", ressaltou. Ele ainda aponta a atuação individual de Marcus Smart, jogador do Celtics, como "decisiva". Segundo dados da NBA, em 24 jogadas em que Smart marcou James, o astro fez apenas 5 pontos e acertou 2 dos 6 arremessos que tentou.
Ficou curioso para saber se LeBron vai conseguir fugir da forte defesa dos Celtics? O segundo jogo da série acontece amanhã, às 21h30, mais uma vez no TD Garden.
Comments