top of page
Foto do escritorMergulho Diário

Centro Hípico realiza prova de salto com competidores nacionais

Por Madalena Costa

O Centro Hípico Vale dos Anjos é um haras que possui uma escola de equitação e o único local de Juiz de Fora com estrutura para organização de Provas de Salto. É neste espaço que vai ocorrer, no dia 3 de junho, a primeira prova de salto do ranking de 2018. Daniel Soares (25), um dos instrutores da hípica, conta um pouco sobre a preparação que estão realizando a três semanas da prova.



Varas dos obstáculos pintadas

A prova contará com participantes de outros centros de hipismo nacionais, como de Itaipava, Rio Novo e Barbacena e será uma ótima oportunidade de trocar conhecimento com profissionais de outras regiões. As categorias vão desde 20 cm, para crianças e pessoas que estão iniciando o aprendizado da equitação, até 1m25cm, para cavaleiros/amazonas mais experientes e que trabalham com cavalo em provas pelo Brasil.

A quantidade de categorias faz com que todos sejam bem vindos a praticar o esporte. Vale lembrar que o hipismo é um dos poucos esportes em que mulheres e homens competem de igual para igual em uma mesma categoria, não há separação de gêneros. No vídeo abaixo é possível conferir duas alunas da escola de equitação do Vale dos Anjos, Cecília que monta há menos de 4 meses e Yara que já pratica o esporte há mais de 5 anos. As duas vão competir na prova em categorias diferentes.


Fora os alunos da própria escola de equitação, a prova terá competidores mais avançados em categorias mais altas, como é o caso de Victor Saggioro (18).



Os preparativos para uma Prova de Hipismo

Hipismo é o conjunto de modalidades desportivas que envolvem cavalo, sendo elas o Salto, o Adestramento e o Concurso Completo de Equitação (CCE). O salto, a modalidade mais conhecida e, provavelmente, a favorita da maioria, consiste na realização de um percurso em que cavalo e cavaleiro/amazona – conjunto – saltam aproximadamente 12 obstáculos. Existem dois tipos de provas de salto: com um tempo definido, o conjunto que chegar mais próximo de tempo ganha, ou contra o relógio, quem conseguir percorrer a pista mais rápido é o campeão. Nos dois casos é preciso respeitar os obstáculos distribuídos pela pista.

No percurso, os cavalos não podem cometer faltas, isto é, não podem derrubar as varas que compõem o obstáculo, e não podem refugar ou desviar, deixando de saltar na ordem estabelecida. Cada erro cometido conta 4 pontos para o conjunto e no hipismo, quanto mais pontos o competidor tiver, pior sua classificação. As regras para as provas equestres são estabelecidas internacionalmente pela Federação Equestre Internacional (FEI).

Entretanto, para a realização de uma prova de salto não basta apenas ter um cavalo e seguir os obstáculos. Há uma intensa organização desde a pintura dos obstáculos e das varas que serão utilizadas, a preparação física dos cavalos, o trabalho de confiança com os cavaleiros e amazonas que vão montar até ao desenho do percurso, a ordem de entrada dos conjuntos e as premiações.

Ficou interessado em saber mais sobre o mundo equestre e suas provas? O Vale dos Anjos está aberto durante toda a semana para quem estiver interessado em conhecer a equipe e, claro, os cavalos.



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page