top of page
Foto do escritorMergulho Diário

O basquete e suas oportunidades dentro do campus da UFJF

por Bárbara Delgado


O basquetebol também conhecido como “bola ao cesto” é um esporte praticado por diversas pessoas no mundo inteiro. Ele foi criado em 1981, por um professor canadense de Educação Física, James Naismit. O basquete nos Estados Unidos aponta muitos jogadores para o NBA e serve de inspiração para novos atletas espalhados pelo mundo. No Campus da UFJF, existe incentivo para a prática do exercício não só para os alunos, mas também para pessoas de todo o entorno da Universidade.


O projeto de extensão “Basquetebol da base para a ponta”, realizado pela Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid), começou em 2015 e vem ganhando força nas quadras, atraindo olhares de crianças e adolescentes na faixa etária dos 8 aos 18 anos, entre meninas e meninos. Atualmente, 5 turmas fazem parte da iniciativa. A primeira turma é formada por 55 crianças de 8 a 12 anos. As categorias 13,15,17 são consideradas e chamadas pelos responsáveis da atividade por “alunos - atletas”, como afirma o professor e Coordenador, Dilson Borges Ribeiro Júnior.


O basquete não é apenas uma atividade esportiva, mas também é um caminho para o ambiente acadêmico.

Salvota de aumento quantitativo no grupo, eram 40 alunos e hoje estamos com aproximadamente 120”, relata o Coordenador. Dois bolsistas faziam parte da equipe, em 2018, mais 3 bolsistas se juntaram ao projeto e são voluntários. “Um dos nossos principais objetivos é a formação acadêmica. Além dos bolsistas, a área acadêmica está presente no desenvolvimento das atividades, como alunos em estágio e em disciplinas de aperfeiçoamento ao basquetebol”, acrescenta Dilson.


São aproximadamente 400 pessoas envolvidas na iniciativa da Faefid, desde os beneficiários até membros da Faculdade. “Para a UFJF é fantástico, nós temos a possibilidade de ter mais e mais pessoas circulando no Campus, promovendo e movimentando as atividades realizadas aqui”, comenta o professor. A divulgação é feita pelos próprios alunos - atletas que chamam amigos e consequentemente vão fazendo parte do “Basquetebol da base para aponta” e também com um “treino aberto que foi realizado no final do ano de 2017. Muitos dos integrantes moram no entorno da Universidade, mas as turmas também são criadas por todos que se interessem pela equipe, independente de morarem perto ou não.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page