top of page
Foto do escritorMergulho Diário

No Dia do Assistente Social, professores Lançarão livro sobre Serviço Social e Política de Saúde.



Hoje, dia 15 de maio é comemorado o dia do Assistente Social. No campus da UFJF, a comemoração começou ontem e vai durar a semana inteira com diversas mesas temáticas e conferência. Além do dia do Assistente Social, o evento comemora os 60 anos da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal De Juiz de Fora (FSS/UFJF). Com o tema "Assistente Social em defesa dos direitos e do trabalho profissional: resistir, ocupar e lutar. Somos classe trabalhadora!”, a solenidade organizada pelo Conselho Regional de Serviço Social da 6ª Região (Cress-MG) – Seccional Juiz de Fora e a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), ocorrerá em diverso lugares. O livro Serviço Social e Política de Saúde, que reúne ensaios de vários pesquisadores, será lançado às 21h30 na faculdade de Serviço Social da UFJF.


livro Serviço Social e Política de Saúde, imagem divulgação

Organizado por professores da instituição e outros professores e pesquisadores de Serviço Social , o livro discute a desumanização do Sistema Único de Saúde(SUS) e as políticas e modelos de gestão da saúde no Brasil, abordando a conjuntura do acesso da população por meios da discussão de como é tratada a política de Saúde no universo brasileiro. O professor Adjunto Doutor da FSS/UFJF Marco José Duarte,um dos responsáveis pelo livro falou sobre a importância do debate do tema abordado no livro.

O tema central do livro é serviço social, saúde mental e drogas: políticas públicas e direitos humanos. A produção foi coletiva, a partir de uma rede nacional que articula pesquisadores e docentes da área, de norte a sul do país. Os temas são discutidos por vários pesquisadores da área, a reunião no livro desse assunto corroborada a produção e discussão de temas como esses.

Vídeo disponível no canal do Conselho Federal de Serviço Social( CFESS)


A professora Marina Monteiro de Castro, responsável pelo ensaio "Humanização em Saúde: intencionalidade política e fundamentação teórica", falou sobre sua pesquisa:

A defesa que faço é que a Humanização tem que estar pautada nos princípios do movimento de reforma sanitária e na saúde pública, gratuita, universal, ofertado por um Estado democrático.
5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page