top of page
Foto do escritorMergulho Diário

Na era da informação, quem reina é a desinformação

Por Ezequiel Florenzano



Desde pequenos somos ensinados que sempre devemos nos dedicar a uma, ou mais, atividades produtivas, pois assim no futuro seremos "alguém na vida". Devemos estudar, trabalhar, fazer isso e fazer aquilo. Haja tempo em vinte e quatro horas para fazer tudo em apenas um dia.

O futuro deve ser planejado milimetricamente, mas, sempre, junto com o "Se" na frente, deixando tudo para depois.

No presente, vivemos cansados, parece que todos os dias enfrentamos um furação de afazeres e emoções. É acordar, trabalhar, comer, ver televisão, cuidar dos filhos, dormir: ou seja, uma maratona diária.

0 resultado disso é um cansaço cada vez maior e desorganização no nosso dia a dia. Ao chegar em casa, queremos apenas receber, não fazermos nenhum esforço. E o nosso cansaço se reflete na forma como consumimos informações. Diariamente, recebemos as famosas correntes e fakes news, pelo Facebook e Whatsapp, e, até mesmo, por meio do boca a boca.

A fadiga de cada dia nos impede muita vezes de pesquisar se a história que recebemos é realmente verdade. Assim, compartilhamos notícias falsas sem ao menos perceber ou verificar a veracidade da coisa. Podemos levar a outras pessoas vírus, criar informações infundadas e, pior, influenciar e produzir opiniões em cima de meias verdades.

Devemos ficar atentos a tudo que compartilhamos por meio das redes sociais, porque antes de passar uma informação é necessário pensar na consequências que ela pode causar no futuro.

"Se uma história é demasiadamente emocionante ou dramática, provavelmente, não é real. A verdade é geralmente entediante", disse a jornalista ucraniana Olga Yurkova, durante a palestra inaugural do TED 2018, série de conferências realizadas este ano, no Canadá.
Hoje não sabemos mais separar o que é real do que é falso. As consequências disso podem ser desastrosas.

Vídeo disponível no canal do Estadão



Planejar nossa carreira hoje está intimamente ligado àquilo que a gente faz no dia a dia e também naquilo que produzimos e compartilhamos em rede social. Pois mesmo se compartilharmos uma coisa falsa e depois apagarmos, ela já foi vista por alguém. Somos observados o tempo todo, nossos prazeres e opiniões sempre serão atreladas à nossa imagem. Mantê-la é extremamente importante para que a gente se torne o famoso "alguém na vida", que desde novinhos somos "obrigados" a ser.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page