top of page
Foto do escritorMergulho Diário

Evento reúne temáticas diversas sobre história da arte

Por Ariadne Bedim


Discutir sobre a história da arte e os conceitos que a engloba é de extrema necessidade para o entendimento de uma sociedade que julga como pedofilia uma Interação de criança com artista nu em um museu. Para esse diálogo, o espaço acadêmico tem um papel importante. Em sua oitava edição, o Seminário Interno de História da Arte, organizado pelo Laboratório de História da Arte (LAHA), promove essa reflexão sobre a diversidade de abordagens dentro do tema.


Arte de divulgação do evento.


Renata Oliveira Caetano, doutora em Arte e professora de Arte Visuais no Colégio de Aplicação João XXIII, vai se apresentar amanhã, às 14h. Juntamente com os bolsistas de Iniciação Científica, ela aborda uma pesquisa feita em seu Doutorado Sanduíche em Paris, no ano de 2015, baseada no acervo de cartas de um colecionador holandês. Para a professora, a importância do encontro se dá por proporcionar a união de temáticas da área que são desenvolvidas na instituição.


https://soundcloud.com/arabella2-1/renata-3-mp3cutnet


João Victor Brancato, mestre em História e membro do Laboratório de História da Arte, conta que o objetivo do Seminário Interno é reunir as pesquisas em História da Arte e Cultura de professores, graduandos e pesquisadores da UFJF. Segundo ele, apesar de não ter o curso de História da Arte na instituição, é importante mostrar para o espaço acadêmico que há o campo de estudo e pesquisa. O pesquisador afirma que o evento cresce a cada edição.


https://soundcloud.com/arabella2-1/joao-brancato


Nesse ano, a programação contou com palestras de docentes de outras instituições. O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte, Arthur Valle, abordou o tema “Arte religiosa afrobrasileira na imprensa carioca: Os primeiros registros, 1904 – 1932”. E o pós-doutor pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Alberto Martín Chillón, apresentou sobre “O sobrado que queria ser palácio: a casa dos estucadores Meira”.


O Laboratório de História da Arte da UFJF é um centro de pesquisa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Coordenado pelos doutores Maraliz de Castro Vieira Christo e Martinho Alves da Costa Junior, desenvolve suas atividades agregando também professores e alunos do Instituto de Artes e Design.


Para acompanhar a programação do evento nesses últimos dias, acesse o link do evento no Facebook.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page