top of page
Foto do escritorMergulho Diário

Como usar Platão para discutir política?


Por Gabriel Duarte


Em um ano de eleições, em meio à uma crise política, saber como se sair bem durante debates pode ser ferramenta valiosa. Esse foi um dos temas discutidos no painel “A comunicação na internet na era da pós-verdade”, que faz parte do festival de divulgação científica Pint of Science.

Com o tema “Como se posicionar politicamente usando Platão?”, o Dr. Fábio Fortes usou o filósofo grego como base de reflexão sobre atitudes a serem aplicadas durante discussões de teor político. Entre os pontos abordados, o professor ressaltou a importância do diálogo como forma de melhorarmos e repensarmos nosso próprio posicionamento político, fugindo das armadilhas de discursos ideológicos que não se detém ao aspecto racional.


O painel também contou com o Dr. Paulo Roberto Leal, que trouxe o tema “O fenômeno das notícias falsas na era da pós-verdade”. Jornalista e cientista político, Paulo Roberto debateu o conceito das fake news - em português, “notícias falsas” - no cenário brasileiro. Entre as questões levantadas, está a cultura de mídias hegemônicas que são vistas como exemplos de “jornalismo profissional”, assim como a repercussão disso na forma como a população consome notícias. Ele comenta o caso das fake news em relação à vereadora assassinada, Marielle Franco:




Sobre o festival


O Pint of Science é um festival criado em 2012 por dois neurocientistas que observaram a dificuldade de explicar suas áreas de estudo para os amigos que não estavam familiarizados com o assunto. A ideia do festival é aproximar a produção científica da sociedade, de uma maneira descontraída e lúdica: no bar. Em 2018, ele acontece simultaneamente em mais de 50 cidades brasileiras e, pela primeira vez, Juiz de Fora é uma delas.


O Pint of Science termina hoje, 16, confira a programação!

5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page