top of page
Foto do escritorMergulho Diário

Atleta juiz-forano tenta vaga na competição do Mundial de Atletismo Sub - 20


Luiz Maurício começou com o dardo em 2014 e agora se prepara para mais competições.

por Bárbara Delgado


Com apenas 18 anos, Luiz Maurício Dias ganhou espaço para mostrar seu talento na Competição Mundial de Atletismo categoria Sub - 20. As provas serão entre os dias 19 a 24 de julho, em Tampere, na Finlândia. Há 5 anos, o atleta faz parte do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, o Projeto CRIA, que é coordenado pela Faculdade Educação Física e onde recebeu sua formação esportiva. Atualmente, ele vem se aperfeiçoando no lançamento de disco e dardo.


Em 2012, amigos chamaram Luiz Maurício para participar do Projeto CRIA, que incentiva crianças a praticarem esportes. “No início era futebol, vôlei e natação. Depois de um ano, comecei a praticar o atletismo com a corrida de rua”, lembra. Depois de muita capacitação, as disputas começaram a fazer parte da rotina do atleta. “O projeto sempre teve o intuito de me incentivar a querer mais e mais. Foi em 2014 que alguns treinadores de São Paulo, que vieram em Juiz de Fora, viram que eu tinha potencial para o lançamento de dardo. Eu comecei com 20 metros”, revela o esportista.


Durante a trajetória esportiva de Luiz Maurício, a conquista mais recente foi o Campeonato Mineiro de Atletismo Sub - 23, realizado no Campus da UFJF, em abril deste ano, onde superou o recorde mineiro de lançamento de dardo com um registro de 70,2 metros. Ele considera que foi importante jogar dentro de casa e que foi um desafio. “Dá um nervosismo por saber que os seus familiares estão ali perto, todo mundo vendo. Mas foi tranquilo e no final deu tudo certo.”


Uma semana antes da competição na Finlândia, em julho, o esportista vai disputar o Campeonato Brasileiro. Para ambas as disputas, o preparo é o mesmo. “Eu estou tentando competir desde 2014, mas meus resultados estavam batendo na trave”, comenta. A marca alcançada no Sub - 23 permitiu as portas se abrissem para o Brasileiro. Mas Luiz Maurício foi além: “no passado eu tentei na categoria Sub - 18, eu fiquei muito perto de ir, mas infelizmente não consegui. Mas eu percebi que era uma boa oportunidade. Me preparei fazendo um Camping no Rio de Janeiro e muitos técnicos me ajudaram nos treinos”.


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page