Por Ariadne Bedim
Juiz de Fora tem um histórico com os karts que começa em 1989 com o Kartódromo do Alto Borboleta, espaço esse que sediou várias edições do Campeonato juiz-forano de Kart e também torneios mineiros e nacionais, reunindo diversos pilotos de todo o país. Com isso, a cidade ficou reconhecida na rota do automobilismo esportivo, tornando as provas uma atração para todas as gerações, não só de quem praticava como também de quem assistia. O local foi fechado no início dos anos 2000 e a cidade não teve mais corridas automobilísticas. Até que o Arena Paintball e Kart surgiu em 2013 para retornar com a tradição.
Kartódromo do Alto Borboleta, em Juiz de Fora.
Foto: Arquivo Tribuna de Minas
Kartódromo da Arena Kart, no bairro Novo Horizonte
Foto: Arena Kart
Espaço dedicado à prática de Paintball e Kart, a Arena se instalava no bairro Novo Horizonte e depois de 5 anos, a pista mudou-se para o estacionamento do Shopping Jardim Norte. Ricardo Cavallare, proprietário da Arena e empresário, confirma uma maior receptividade dos juiz-foranos na nova pista, por se localizar mais próxima ao Centro e melhorar a acessibilidade. Ele afirma que iniciou o negócio na cidade por reparar a falta de atividades destinadas ao entretenimento, exclusivamente na área automobilística. Portanto, o objetivo foi trazer lazer para quem corre e quem gosta de disputa. Washington Sabrino, gerente da Arena Kart e piloto de kart, pratica desde os 13 anos e afirma que mesmo que seja para treino, corrida ou uma brincadeira em amigos, as corridas carregam sempre o mesmo sentimento de competição. Ricardo Cavallare acredita que a vantagem do Kart se dá por ser uma pista com espaço seguro e profissional que a pessoa poder acelerar com o automóvel, deixando de lado as corridas perigosas nas ruas.
Vídeo retirado do Facebook da Arena Kart e Paintball
O novo ponto do kartódromo tem uma pista de 300m, conta com a possibilidade de oito pilotos em ação simultaneamente, dispondo de um espaço que você pode pilotar sozinho ou em competição com seus amigos. Os karts chegam a 40 km/h. Os jovens a partir de 10 anos podem participar acompanhados de responsável. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 15h às 22h, aos sábados entre 13h e 22h, e domingos ou feriados de 13h às 21h. As baterias de 10 minutos custam R$ 39 por pessoa, e de 20 minutos, R$ 65. As luvas, balaclava e capacete, itens de segurança, estão inclusos.
Comments