O nível de dificuldade das matérias de cálculo no ensino superior já se tornou uma lenda entre os estudantes: horas de estudos intermináveis são necessárias para ser aprovado e há alunos que repetem a disciplina diversas vezes.
Diante desse cenário, o Grupo de Educação Tutorial do Curso de Ciência da Computação da UFJF (GET-Computação) criou um aplicativo para facilitar a vida desses estudantes. O EducAR - Quadrics, disponível apenas para Android, utiliza a realidade aumentada para melhorar a visualização de superfícies quádricas.
O nome pode parecer complicado, mas superfícies quádricas são, basicamente, figuras 3D. Como a representação das três dimensões em folhas de papel não é lá das melhores, a tecnologia entra para melhorar a visualização e a compreensão.
"Nosso objetivo é que, com uma visualização melhor, o aprendizado dos alunos cresça e as aulas também possam ser mais atrativas e lúdicas", afirma a desenvolvedora do app e aluna do curso de Ciências de Computação, Lidiane Pereira. Além de Lidiane, o projeto teve a colaboração de Igor Couto e Douglas Coelho, além de contribuições de Jorge Moreira e Matheus Oliveira. Tudo sob a orientação do professor Rodrigo Luis de Souza da Silva .
De acordo com Lidiane, a principal dificuldade foi encontrar códigos open source, ou seja, códigos disponíveis de forma gratuita, que acionavam funções específicas de realidade aumentada.
Quem se interessar pela tecnologia por trás do aplicativo e seu uso na educação, pode conferir o artigo sobre o EducAR - Quadrics publicado no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação do ano passado.
Comments