top of page
Foto do escritorMergulho Diário

Mamm se aproxima do público com programações especiais nos fins de semana


Foto: Divulgação

Por Gabriel Duarte


A partir deste mês, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) dá início a diversas iniciativas para se aproximar do público juiz-forano. Sob a gestão do professor Ricardo Cristófaro, o Museu passa a abrir nos fins de semana, com uma programação especial para os visitantes.


Além de manter projetos desenvolvidos pela gestão anterior - como a adoção de tecnologias digitais para conservar o acervo – o diretor, que tomou posse no último mês, pretende dar destaque para os projetos de arte-educação. Em entrevista ao site da Universidade Federal de Juiz de Fora, Cristófaro afirma:

“É necessário estimular e propiciar uma vivência contínua com as diversas artes e a cultura, bem como propagar o conhecimento da obra do poeta Murilo Mendes. Ações relacionadas ao cinema e à música serão reavaliadas e retomadas.”

Coletivo Cultural


Uma das medidas é a retomada do projeto Coletivo Cultural, que oferece transporte para que alunos de instituições públicas da cidade possam visitar o Mamm. A iniciativa foi criada em 2013, pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF, e tem como principal objetivo estimular o interesse dos jovens pela arte. Além de facilitar o acesso ao espaço do Museu, o projeto também aposta no grande potencial que a arte tem de provocar mudanças sociais, quando associada à educação.


Foto: Divulgação

Maio educativo


Além do Coletivo Cultural, durante todo o mês, o Museu também irá realizar uma programação especial para estimular as visitações do público nos fins de semana. As atividades serão voltadas para todas as idades e começaram a partir deste sábado, 12.


Aos sábados, a programação começa com uma visita mediada ao Memorial da República Itamar Franco, às 14h, e Oficina Prática de Desenho no Mamm, às 15h, onde os participantes podem exercitar seus dons artísticos. Já no domingo, o público conhece as exposições do Museu e termina o dia com uma sessão de curtas infanto-juvenis, de produção independente e que estão fora do circuito comercial.


Para participar, não é necessário inscrições prévias e não há restrições de idade. Tanto o Mamm quanto o Memorial da República funcionam em horário normal aos fins de semana, das 12h às 18h. Confira a programação completa:


O Museu de Arte Murilo Mendes e o Memorial da República Itamar Franco se localizam na Rua Benjamin Constant, nº 790. A entrada é franca. Você pode conferir as exposições em cartaz através do site.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page