top of page
Foto do escritorMergulho Diário

Uma nova proposta de coworking

Por Ariadne Bedim


Completando 3 anos neste mês, o Complexo - espaço destinado ao coworking em Juiz de Fora - possui uma longa jornada de mudanças. Mas o que não muda é a vontade de evoluir e a busca pelo crescimento.

O primeiro endereço foi no Alto dos Passos e trazia a ideia de ser um coworking. Maria Fernanda Manna, conhecida por Mafê, formada em publicidade e gerente do Complexo, lembra que a casa contava com um grande e belo quintal que ela quis desfrutar e ressignificar para movimentar a cena cultural da cidade. Feiras, eventos e até shows foram produzidos. Com isso, a parte do coworking foi deixada de lado e substituída por essas iniciativas. A partir de uma série de fatores, a Mafê precisou entregar a casa, mas sentia que ainda precisava colocar o plano do coworking em ação. Então começou a procurar casas para abrigar esse sonho, e o lugar escolhido foi uma construção antiga no alto da Rua São Sebastião.


Novo espaço do Complexo na Rua São Sebastião

Fotos disponibilizadas por Maria Fernanda Manna


O Espaço


O Coworking se define por ser uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho. Espaço compartilhado e amplo, destina-se a estações individuais, com lugar para até 10 pessoas, usadas por freelancers, com tranquilidade e sem distrações; inclui os workplaces, espaços de trabalho individual que podem ser alugados por dia, semana, ou mensalmente; salas privativas para uma equipe que procura privacidade e conforto e salas de reunião, disponíveis para todos os coworkers e também interessados de fora do Complexo, sendo a locação cobrada por hora.


Maria Fernanda resume ainda que o Complexo funciona de maneira diferenciada do modelo tradicional de Coworking.



O Complexo traz uma estrutura para desenvolver os diversos projetos, além de aumentar as chances de parceria com outros empreendimentos. E para incentivar ainda mais o networking (palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos), as conexões e trocas, o espaço inaugura o Complexo Coffee, nesta quinta-feira, dia 17, contabilizando 5 parceiros, que prometem ocupar o local com café, bolos e pães artesanais. A preferência é agregar os produtores locais.


Com tantos investimentos, é perceptível o crescimento e o enriquecimento do espaço. As mudanças movem o mundo e abrem portas, nem que seja a partir uma casinha antiga, mas que carrega potencial para ser transformadora.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page