Por Bárbara Delgado
O tema da 16ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, nesta temporada tem como tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Em Juiz de Fora, o Museu Ferroviário comemora no dia 18, Dia do Museu, com uma série de eventos. São atividades e programações como ações educativas, visitas ao acervo, shows, encontro de colecionadores e outras, que atraem o público para diferentes perspectivas da ferrovia em Juiz de Fora.
Em Juiz de Fora, o Museu Ferroviário conta com muitas peças em seu acervo, o que contribui para a diversidade de material exposto durante a semana de comemorações. O coordenador do Museu, Luiz Fernando Priamo, comenta que esse ano o foco foi o patrimônio e acervo do Museu. “Nós resolvemos adaptar essa questão, trabalhando o assunto ferroviário e as ferramentas que deram origem à essa hiperconexão, mas que começou com telégrafo, telefone e todos os instrumentos de comunicação que eram usados na ferrovia para o diálogo entre as estações”, acrescenta.
A programação começou no dia 14 e vai até dia 19, com o encerramento da banda “Algarabya” e “Tatá chama as inflamáveis”. Para as escolas, as atividades são de educação patrimonial, que traz uma exposição online e nas redes sociais. “Vai ter um aulão aberto na próxima sexta-feira, voltado para as mídias e o desenvolvimento social delas. Nós lançamos o Tour 360 no Google Street View com imagens do Museu, tudo dentro desse tema de hiperconexão”, conta o coordenador.
Uma das exposições mais marcantes é a da única mulher, Conceição de Castro Silva, que trabalhou na ferrovia, pela companhia Leopoldina Railway, entre as décadas de 1940 a 1960. “É importante essa exposição, nós temos documentos e fotos que mostram o que ela fez como trabalhadora, já que a CLT estava começando a ser implementada com os direitos dos trabalhadores. Então era bem recente. Nós temos desde o início da carreira dela, até ela se aposentar. Tudo dentro da estação ferroviária”, ressalta Luiz Fernando.
O Museu Ferroviário completa 15 anos em 2018 e atividades como “Café com hip hop”, visitas guiadas, shows e peças de teatro, fazem parte da programação anual e atrai olhares não só dos mineiros, mas, também dos cariocas, paulistas, gaúchos, entre outros.
Assista o nosso vídeo e conheça um pouco mais da história do acervo do Museu.
Maiores informações sobre o espaço pelo telefone (32) 3690-7055.
コメント