top of page
Foto do escritorMergulho Diário

Improviso nas veias de Juiz de Fora

Por Laura Conceição

A Roda de Sexta é um evento cultural que acontece, em Juiz de Fora, toda sexta-feira. O encontro é realizado quinzenalmente na Praça da Estação e, em alguns casos, em outros pontos da cidade. O acontecimento engloba atividades diversas como saraus de poesia, rodas de cultura e a atividade principal das noites: A tradicional batalha de MC’s.


Roda de Rima em Juiz de Fora

As batalhas de MC’s são competições poéticas. Uma ‘’conversa’’ rimada entre dois ou mais participantes. O termo ‘’ MC” significa mestre de cerimônias e cada um tem o tempo determinado para introduzir um tema, uma opinião ou fazer uma acusação. O oponente tem um tempo de resposta. O ato de criar as rimas na hora é conhecido como Freestyle e é uma importante condição nas batalhas. O público ou um júri decide quem é o vencedor, aquele que elaborou as melhores rimas. Para se inscrever, basta pagar dois reais à organização no dia do evento. O dinheiro das inscrições vai para o campeão. Confira esse confronto entre dois Mcs da cidade.

A Roda de Sexta engloba manifestações culturais que, de acordo com Pedro Henrique (MC Oldi), um dos organizadores do evento, são escolhidas de maneira dinâmica e acontecem espontaneamente junto com a batalha. “Já tivemos sarau, apresentações musicais, apresentações circenses. A dinâmica é livre e construída no momento’’ disse. Jão Victor Medeiros Mc, contou que eles recebem mais elogios do que críticas e têm como objetivo beneficiar jovens de todas as regiões da cidade.


Grandes nomes do Rap Nacional começaram suas carreiras em rodas de improvisos e manifestações culturais. Emicida, por exemplo, ganhou muitas batalhas na famosa “Rinha dos MC's’’, que ainda acontece na zona sul de São Paulo, antes de lançar seus discos e ficar famoso.


Pedro Henrique e João Victor acreditam que a cultura Hip Hop tem muito a acrescentar na vida das pessoas e que pode salvar vidas e mudar histórias. Nomes da música como Emicida, Kuamau , racionais e, até mesmo, Chico Buarque foram citados pelo jovem que tem o hábito de fazer várias rimas por dia.


Oldi possui trabalhos autorais inspirados pelo movimento. "Um dos meus principais trabalhos foi o lançamento do clipe: Fuga do Hospício, música que faz parte do meu primeiro álbum solo, intitulado de "Eu Sou", e lançado juntamente com a mixtape do grupo Contágio, no qual sou integrante.’’

A Roda é um evento aberto e todo mundo pode presenciar, mas, em geral, o público que frequenta o local está relacionado ao Rap, skate e dança. Muitos jovens apreciam a batalha e interagem na votação. Nicolas Barbosa, espectador da Roda, contou que frequentou algumas vezes o movimento e que gosta do clima de união que é perceptível no evento. A próxima roda acontece no próximo dia 25 de maio, a partir das 19h, na Praça da Estação.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page