por Sabrina Soares
Desde a segunda-feira, 7, a Diretoria de Avaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou uma série de encontros com os coordenadores do Ciclo Enade 2018. Os encontros têm como intenção orientar e explicar os procedimentos sobre Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Os alunos que estão em situação irregular com o exame não podem colar grau e receber seu diploma, isto porque o ENADE é um componente curricular obrigatório, conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004.
A situação de irregularidade ocorre quando o estudante selecionado não comparece ao exame, não preenche o Questionário do Estudante e assim tem o registro de participação indevido na prova.
A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, ambas com questões discursivas e de múltipla escolha.
O edital desse ano ainda não foi divulgado, mas a preparação para o exame exige que se comece com antecedência, devido à sua importância. O Enade é anual e permite que se possa avaliar as universidades de todo país. O Conceito Enade é calculado a partir das notas obtidas pelos estudantes. A inscrição dos alunos habilitados cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES).
Os cursos em que o exame será aplicado, neste ano, em Juiz de Fora, são: Administração; Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Serviço Social, e Turismo. Em Governador Valadares, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito.
As faculdades que possuem alunos ausentes no Enade em anos anteriores também participam da edição 2018 do Exame. Nestes casos, é preciso aguardar as orientações do Inep. Os convites das reuniões já foram enviados para os coordenadores e oferecem a possibilidade de escolher o horário e data.
Para mais informações (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional
Comentarios